sábado, 22 de junho de 2013

Iluminação focal, indireta e geral


O interessante da iluminação é que se trata de um recurso usado para ressaltar os elementos positivos  do jardim e esconder as suas imperfeições. 
É levando isso em consideração que existem pelo menos três tipos de iluminação:
 Focal
Indireta
Geral

 Cada uma delas usada para atender as expectativas do morador.

A luz focal é direcionada ao objeto ou área na qual se deseja destacar do restante do espaço. 
Geralmente, este tipo de iluminação é dirigido para esculturas e vasos de plantas com a utilização de minipostes, por exemplo.


 Iluminação com minipostes


 Iluminação dirigida/focada no coqueiro


Iluminação focal

 A iluminação indireta provoca um sensação suave ao jardim, mostrando-o de forma um pouco difusa. Para conseguir esse tipo de efeito, basta colocar a luz atrás de arbustos ou vasos.


 Indireta atrás de arbustos


Indireta atrás de arbustos

Já a luz geral, como o próprio nome sugere, não destaca um ou outro elemento do jardim, mas sim faz com que todo o local seja igualmente iluminado.


Iluminação geral 


Iluminação geral 





Referências: odiario.com
                   westernpools.com
                   Revista aU

Iluminação para jardins internos


A iluminação, tanto natural quanto artificial, é muito importante para manter os jardins internos bonitos e as espécies saudáveis, pois é um dos aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento das plantas. Como ambientes fechados geralmente carecem de luz natural, é preciso caprichar na iluminação artificial, porém, ela deve ser aconchegante e discreta, para não chamar mais atenção que a área verde, e também precisa ser indireta, para não ofuscar a visão nem incomodar os usuários do ambiente.


Jardim interno com iluminação natural e artificial



Jardim com iluminação diurna apenas natural



Arandelas nas paredes são uma boa maneira de iluminar indiretamente e ainda decorar o ambiente. Outra dica é focalizar a luz em algumas espécies, de preferência as que se destacam mais, como arbustos e palmeiras e, se o jardim for de terra, embutir as luminárias no solo. Mas não esqueça que esses objetos devem estar bem vedados e serem à prova de respingos d’água, para que não queimem nem causem um curto-circuito.



Jardim interno com arandelas na parede



Referências: arqutrecos.com
                   fontedeluz.com

Tipos de lâmpadas indicadas para iluminação de jardins

Para a iluminação de jardins a escolha do tipo de lâmpada dependerá do que será iluminado, o arquiteto Gilberto Franco (membro da: Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação) aconselha para "vegetação de pequena e média dimensão, como arbustos,  lâmpadas refletoras do tipo PAR 20 ou halógenas dicróicas de 50 W de potência".

Franco acrescenta que o importante é que as lâmpadas estejam colocadas em luminárias adequadas, de modo a não causarem o ofuscamento do observador. 

Assim, a lâmpada deve ter um recuo em relação à boca da luminária e esta, por sua vez, precisa ter uma boa vedação para impedir a entrada de água. No caso de iluminação para marcar caminhos, Franco aconselha o uso de balizadores embutidos no piso e com luz de LEDs, que apresentam luminosidade suficiente para indicar o trajeto e são muito mais econômicos. "Mas se o objetivo é iluminar o caminho, e não apenas marcá-lo, a melhor opção seriam os balizadores do tipo coluna, de pouca altura e com a luz direcionada para baixo", explica. Para esses casos, Franco indica o uso de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas de baixa potência.




Balizadores de parede com luz LEDs


Balizadores tipo coluna com iluminação para baixo


Lâmpada refletora do tipo PAR 20 


 Lâmpada halógena dicróica de 50 W de potência








Referência: Revista aU

Iluminação em Jardim

O jardim é o ambiente responsável por levar a natureza para dentro da propriedade residencial. Ele é normalmente decorado com um gramado verde, canteiros floridos, pequenos arbustos e móveis que garantem a acomodação dos moradores. 
Além de considerar o paisagismo para montar o jardim, também é importante buscar na iluminação benefícios para o ambiente. Dependendo da luz empregada, ela terá como objetivo destacar algum elemento da área externa e até mesmo causar efeitos que inovam a aparência do jardim residencial, principalmente durante a noite. 
Iluminação destaca as plantas do jardim

Existem vários tipos de iluminação capazes de modernizar o visual do jardim, por isso é válido considerar todas as possibilidades antes da escolha. Para deixar o ambiente iluminado, é comum o uso de luminárias desenvolvidas especialmente para a área externa. Estas peças demonstram mais resistência aos fatores climáticos como sol e chuva.

Jardim moderno e bem iluminado

Outra possibilidade bem interessante de iluminação é o balizador, que atende as necessidades de área com circulação. Estes elementos funcionam perfeitamente para marcar caminhos e realçar as formas esculturais das plantas.

 Jardim com balizadores marcando o caminho